RAGU 8: TEMPERO EXPERIMENTAL PARA PALADARES ÁCIDOS

RAGU 8: TEMPERO EXPERIMENTAL PARA PALADARES ÁCIDOS

por Ciro Inácio Marcondes

O ragu é um molho feito com a redução extrema do tomate, e vai muito bem com a deglaçagem, com vinho tinto, da carne de porco na panela. Sabores fortes, amigo. Uma delícia dos paladares mais brutos que acompanha muito bem massas diversas. E esse Ragu é justamente o nome da já clássica publicação pernambucana que teve seus primeiros números no início dos anos 2000, e não saía desde 2009, quando foi publicado o número sete.

Pois a Ragu está de casa nova, e um novo número foi lançado em julho de 2021 pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), sob quíntupla editoria: Diogo Guedes (Cepe), os artistas João Lin e Christiano Mascaro, a tradutora e editora Dandara Palankof (também da Raio Laser) e o jornalista Paulo Floro (revistas O Grito e Plaf). O resultado é um livraço em Off-set cuidadosamente pensado para dar cabo das ansiedades estéticas, políticas e discursivas de pelo menos umas três gerações de artistas que se encontram aqui, na tábula rasa da experimentação.

Mas será mesmo uma tábula rasa? É certo que boa parte dos 41 artistas dispostos na longa e democrática perfilação da revista (com devida diversidade de gênero, raça, etc.) se dedicam a uma proposta outra do visível, esmigalhando disposições tradicionais de quadrinhos em estilhaços de linguagem, granadas conceituais, deformando tempo, espaço, narrativa, tudo. A capa e quarta capa, por exemplo, do artista alemão Henning Wagenbreth, funcionam como panópticos construtivistas com imagens sugestivas, sem ordem definida, numa livre associação de formas, palavras, gestos e ideias. Margeia o design, margeia um tipo de anti-publicidade, uma conflação do pop com a abstração.

Read More

LASERCAST #31 – INDIE É XINGAMENTO?

LASERCAST #31 – INDIE É XINGAMENTO?

Para o episódio 31 do Lasercast, “Indie é xingamento?”, o pessoal da Raio Laser discutiu os quadrinhos ditos “indie” e sua estética, economia e produção. Como convidados tivemos os artistas Felipe Portugal, Aline Zouvi e Marcos KZ. Como a música indie também foi uma constante nas tretas do episódio, pedimos a todos os participantes que indicassem músicas de suas bandas “indie” favoritas. O resultado foi a playlist que está no spotify do Ciro Inácio Marcondes.

Participam do debate: Ciro Inácio Marcondes, Lima Neto e os convidados Aline Zouvi, Felipe Portugal e Marcos KZ.

Edição: Eder Freire e Gustavo Trevisolli.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

Lançamento mundial de ZIP - QUADRINHOS E CULTURA POP

Lançamento mundial de ZIP - QUADRINHOS E CULTURA POP

É isso mesmo que você leu. Não importa em qual parte do mundo você esteja, se você não pôde ir ao lançamento presencial do livro ZIP - QUADRINHOS E CULTURA POP, ele vai até você!

O livro é o compilado de uma cuidadosa, criteriosa e melhorada seleção de textos críticos sobre quadrinhos e adjacências escritos para a coluna ZIP, do portal Metrópoles, por Ciro Inácio Marcondes, fundador e editor da Raio Laser.

Nesta quinta-feira 28.10, às 19h, acontece um bate-papo no perfil do @metropoles no Instagram entre o autor e três convidados especiais: Daniel Lopes, editor e sócio-fundador da editora e do canal Pipoca & Nanquim; Márcio Paixão Jr, editor da MMarte, cineasta, roteirista de quadrinhos e autor do texto de orelha do livro; e Pedro d'Apremont, quadrinista e ilustrador, responsável pela capa da obra.

ZIP POR AÍ - VEJA POR O LIVRO JÁ ANDOU ATÉ AGORA:

Read More

"Os Donos da Terra" e os Tupinambá: etnografia de superação em quadrinhos

"Os Donos da Terra" e os Tupinambá: etnografia de superação em quadrinhos

por Jota Erre

Os Donos da Terra, de Daniela Fernandes Alarcon, Vitor Flynn Paciornik e Glicéria Jesus da Silva, é uma HQ-documentário, uma investigação e um convite a conhecer e ter a consciência da História de um dos povos formadores da diversidade brasileira, o Povo Tupinambá. Na diversidade interna ao próprio Povo, a HQ se centra na condição política atual e nas condicionantes históricas e sociais que caracterizam a vida do Povo Tupinambá de Olivença, cuja Terra se localiza no estado da Bahia.

Read More

Paralelas - Vingadores e Liga da Justiça: Crise Secreta

Paralelas - Vingadores e Liga da Justiça: Crise Secreta

por Marcos Maciel de Almeida

A sessão Paralelas da Raio Laser surgiu com o objetivo de comparar gibis, possuidores ou não de alguma conexão. Os escolhidos da vez são duas minisséries. A primeira mostra o confronto da Liga da Justiça contra a Sociedade Secreta de Supervilões, publicada em JLA #195-197 (1981). A segunda é a famosa Saga de Korvac, também conhecida pelo nada atraente nome de Saga de Michael, lançada em Avengers #167-168 e 170-177 (1978). A ideia aqui é tentar entender o que rolava nas revistas dos principais supergrupos DC/Marvel no final da década de 1970, estabelecendo pontos de convergência e divergência. Detalhe que não pode ser negligenciado é o fato de que ambos os títulos eram desenhados por aquele que é considerado o papa dos gibis com superequipes, ninguém menos que George – me gustán camisas havaianas – Pérez.

O contexto da época, na Marvel, envolve a ascensão do garoto problema Jim Shooter ao posto de Editor-Chefe. Dotado de perfil executivo e não particularmente afeito ao desejo de agradar a maioria, o novo manda-chuva tinha postura crescentemente autoritária, que muito contribuiu para atrair para si a ira da maior parte do staff da editora.

Segundo Sean Howe, autor de Marvel Comics - A História Secreta, a fase de Shooter como escritor dos Vingadores servia como um manifesto do que deveria ser o gibi Marvel ideal: muito bate-papo e quadros de tamanho pequeno/médio que enfocariam nos uniformes coloridos, além de um ritmo frenético alternando entre aventura e humor.

Tendo assumido o título dos Vingadores no número 156, Shooter foi responsável por uma fase considerada interessante na história dos heróis mais poderosos da Terra. Foi no seu “run” que conhecemos o agente especial do governo Peter Gyrich (talvez um outro alter-ego de Shooter, dada sua propensão por controle e antipatia natural) e a noiva robótica de Ultron, Jocasta. Considera-se, entretanto, o ápice desse período a chamada Saga de Korvac. A história, que se arrasta por longos dez números, mostra os Vingadores, auxiliados pelos Guardiões da Galáxia, enfrentando Michael Korvac, um humano do futuro que se tornou um dos seres mais poderosos do universo após ser transformado pela tecnologia de Galactus. Eu tinha boas lembranças da série, desde quando a li pela primeira vez pela Editora Abril. Mas, como diria um amigo meu, às vezes a gente confunde memória afetiva com memória afetada. Revisitar o material depois de velho não foi bacana.

Read More

LASERCAST #30 – Superestimados

LASERCAST #30 – Superestimados

Vacas sagradas? Cachorro morto? A equipe Raio se reúne pela primeira no Lasercast apenas para FALAR MAL de quadrinhos considerados consagrados e que fazem parte do cânone da mídia. Primeira edição de uma possível série sobre quadrinhos SUPERESTIMADOS. Quadrinhos comentados: “Reino do Amanhã” (Mark Waid e Alex Ross), “Homem-Animal” (Grant Morrison, Chaz Truog, Tom Grummet, Doug Hazlewood), “A Piada Mortal” (Alan Moore, Brian Bolland, John Higgins), “Blake e Mortimer – O Mistério da Grande Pirâmide” (Edgar P. Jacobs). Como convidado para este defenestrado papo, trouxemos o crítico Thiago Borges (d’O Quadro e o Risco) para também dar seus pitacos.

Participam do debate: Ciro Inácio Marcondes, Márcio Júnior, Marcos Maciel de Almeida e o convidado Thiago Borges.

Edição: Eder Freire.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

LASERCAST #29: Na Ilha dos Mangás

LASERCAST #29: Na Ilha dos Mangás

A equipe Raio recebe Rafael Costa, do excelente canal Ilha Kaijuu, para discutir o mangá em toda a sua complexidade: sua história, iconologia, influência, mercado, coisas compreendidas e não compreendidas sobre maneira com que a mídia dos quadrinhos se manifesta no Japão.

Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Márcio Júnior, Marcos Maciel de Almeida e o convidado Rafael Costa.

Edição: Eder Freire.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More