Gen Pés Descalços: Infernos particulares e coletivos
/Uma crítica de GEN PÉS DESCALÇOS que mistura perspectiva de vida, tragédia e relato pessoal. Coisa da Raio!
Read MoreUma crítica de GEN PÉS DESCALÇOS que mistura perspectiva de vida, tragédia e relato pessoal. Coisa da Raio!
Read MoreA pesquisadora e doutoranda da ECA-USP Dani Marino discute, com a equipe Raio, questões relacionadas à produção e leitura de quadrinhos no contexto feminino. Em especial, o tema que ela pesquisa: as relações entre crítica de quadrinhos e mulheres, sejam na produção em si, na representação, no enfoque, em prêmios e no trato com diferentes tipos de HQ. Uma conversa franca sobre as inconsistências de um mercado que insiste em replicar problemas estruturais.
Participam do debate: Márcio Júnior, Marcos Maciel de Almeida, Ciro Inácio Marcondes, Bruno Porto e a convidada Dani Marino.
Edição: Eder Freire.
Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER
Read MoreResenhão geraaaaaaaaaaaal. Parou tudo! Equipe raiúka novamente se junta para comentar, de maneira crítica, aquela velha “desova” de quadrinhos recebidos. Tem “Era outra vez”, “Buscavidas”, “Arena”, “Ogiva”, “All of the Marvels”, “King”, “Quadrinhos, la Nouvelle Bande Dessinée Brésilienne”, “Pé de Cabra 4”, “História do DF Medieval”, entre outros. Resenhismo raiz, pelo seu time favorito da internet.
Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Márcio Júnior, Pedro Brandt e Marcos Maciel de Almeida.
Edição: Eder Freire.
Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER
Read MoreMultimodalmente, a capa deixava claro o que ia acontecer: “A LUTA A QUE VOCÊ NUNCA PENSOU ASSISTIR!”. Afinal de contas, eram dois super-heróis brigando ENTRE SI! Isso pode parecer normal nos dias de hoje, e sempre foi comum nas HQs da Marvel (onde os marrentos novaiorquinos se estranhavam o tempo todo diante dos mais singelos mal-entendidos), mas na DC todos eram amigos, ou melhor, superamigos. Não havia chance de dois Super Amigos (o desenho animado estreara no Brasil três anos antes, e a EBAL publicava o gibi homônimo) brigarem sem que um ou outro ou ambos estivessem sendo controlados mentalmente por um Brainiac da vida (ou sob os efeitos da kriptonita prateada). Um outro motivo por que essa era A LUTA A QUE EU NUNCA PENSARA ASSISTIR é que, diacho, a Mulher-Maravilha é uma MULHER e a toda criança SABE que em menina não se bate! Como assim, o Super-Homem vai BATER nela?!?!
Read Morepor Pedro Brandt
A nova gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo tem aproximadamente 23 mil títulos, entre quadrinhos de super-heróis, mangás, HQs infantis, periódicos e, em quantidade bem menor, graphic novels. Raimundo Lima Neto pintou um belo mural no local, e telas assinadas pelo veterano Jô Oliveira, anteriormente parte da decoração da desistalada gibiteca da Biblioteca Demonstrativa, agora também estão lá. Só posso desejar, depois de tantos anos desmontada, que a gibiteca recupere esse tempo perdido e que encante novos frequentadores como encantou a mim na adolescência – e que a sua existência, mais uma vez, incentive novas realizações artísticas e culturais e iniciativas empreendedoras.
Read MoreLuiz Gê é um dos maiores quadrinistas em todos os tempos no Brasil. Fundador da revista Circo, autor da incontornável “Tubarões Voadores”, envolvido em inúmeros projetos multimídia, ele lança agora, pela Editora MMarte, “Fronteira Híbrida”. Este é um livro com novos trabalhos envolvendo teatro e quadrinhos e no qual ele revisita, em texto e novas formas gráficas, suas principais histórias. A equipe Raio conversou longamente com Gê e procurou compreender sua história e processo criativo.
Participam desse debate: Bruno Porto, Ciro Inácio Marcondes, Márcio Jr. e o convidado Luiz Gê.
Edição: Eder Freire
Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER
Read MoreNosso colaborador Lucas Reis, aproveitando o ensejo do Fauve D’Or de Marcello Quintanilha no Festival de Angoulême 2022, nos enviou duas resenhas poderosas e minuciosamente elaboradas, com enfoque sobre como a linguagem do autor se desdobra em sua visão de mundo, de suas mais recentes obras em quadrinhos. Lucas que, por sinal, é agora Mestre em Audiovisual ela Universidade Federal Fluminense. (CIM)
Seguem também todos os materiais em que resenhamos o trabalho de Quintanilha na Raio Laser:
Aqui, nossa cobertura completa de Angoulême com o canal Eurocomics.
LASERCAST #34 – ALMANACÃO DE FÉRIAS RAIO LASER
13 PERGUNTAS PARA MARCELLO QUINTANILHA - DESERAMA: O ESPETÁCULO DO DESEJO
LUZES DE NITERÓI: O ESGARÇAR DO TEMPO
TALCO DE VIDRO: INESCAPÁVEL ARMADILHA MENTAL
ZIP (Metrópoles): Marcello Quintanilha é autor do quadrinhos que inspira o filme Tungstênio
CONTÉM SPOILERS
por Lucas Reis
Read More