Fahrenheit 451: distopia transmidiática

Fahrenheit 451: distopia transmidiática

por Marcos Maciel de Almeida

Fahrenheit 451 (233° C) é a temperatura em que o papel queima. Não é por acaso que o corpo de bombeiros da realidade criada por Ray Bradbury usa esse número no uniforme. No futuro distópico imaginado pelo autor, os bombeiros são chamados não para apagar incêndios, mas para incinerar livros. E Guy Montag, protagonista da história, é um soldado do fogo que começa a perceber que existe algo de errado não somente em sua vida pessoal, mas na sociedade como um todo. Esse é o mote por trás desse clássico livro da ficção científica soft, que foi recontado nos quadrinhos e no cinema, com maior ou menor maestria, como veremos adiante.

Read More

A Canção de Orfeu Negro: quando Neil Gaiman encontra Tom Jobim e Vinícius de Moraes

A Canção de Orfeu Negro: quando Neil Gaiman encontra Tom Jobim e Vinícius de Moraes

por Marcos Maciel de Almeida

“Tristeza não tem fim, felicidade sim...” O verso da clássica canção “Felicidade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, dá o tom do filme franco-ítalo-brasileiro “Orfeu Negro”, de 1959, dirigido por Marcel Camus. A película, baseada na peça teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, foi um grande sucesso no cinema, recebendo a tríplice coroa da Sétima Arte, tendo vencido o Oscar, a Palma de Ouro de Cannes e o Globo de Ouro.

A saga de Orfeu inspirou (e segue inspirando) produções artísticas em diversas áreas, como a literatura e as artes plásticas. A lenda do personagem foi recriada e adaptada para várias realidades e formas de expressão, revelando-se um ótimo exemplo de uma criação que conseguiu transcender o meio original (religião/mitologia grega) para se tornar narrativa bastante disseminada, de caráter praticamente universal. Também nos quadrinhos o mito foi recontado por Neil Gaiman na popular maxi-série Sandman, como veremos adiante.

Read More

LASERCAST #26 - O Circuito da Informação Sobre Quadrinhos

LASERCAST #26 - O Circuito da Informação Sobre Quadrinhos

A equipe Raio recebe o colega de longa data Alexandre Linck, do sensacional canal Quadrinhos na Sarjeta, para discutir as transformações que o processo de produção e recepção sobre quadrinhos sofreu ao longo das décadas: zines, jornais, lojas de quadrinhos, blogs, canais de Youtube - do texto ao vídeo. Que tipo de metamorfoses as mídias e os conteúdos sofrem com estes processos? Que modificações acometem os circuitos de recepção e interação? É dentro desse esforço sobre o registro histórico e intelectual sobre os quadrinhos que o episódio se detém.

Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Márcio Júnior, Ciro Inácio Marcondes, Pedro Brandt e Alexandre Linck.

Edição: Eder Freire.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

American Flagg! de Howard Chaykin: uma sociedade de espetáculos violentos

American Flagg! de Howard Chaykin: uma sociedade de espetáculos violentos

Quem estreia hoje como colaborador da Raio é o amigo das antigas Jota Erre, em um texto estiloso e cheio de marcas autorais sobre o choque provocado pelo maravilhoso American Flagg!, de Howard Chaykin, que me lembrou este famoso aforismo de Guy Débord: “A especialização das imagens no mundo se realiza no mundo da imagem autonomizada, no qual o mentiroso mentiu para si mesmo.” (CIM)

Jota-Erre é Servidor Público, Artista Visual de formação, Sommelier de Tapioca e Ukuleleísta Amador.

por Jota-Erre

Read More

Lasercast #25 - Quadrinistas Além #1: Jack Kirby

Lasercast #25 - Quadrinistas Além #1: Jack Kirby

Jack Kirby é o rei dos quadrinhos! Essa é a frase que mais se ouve quando falamos deste grande personagem da história da HQ mundial. Embora tenha sido um dos pais da Marvel e o criador mais prolífico da indústria dos comics, muito de seu material permaneceu inédito no Brasil. Isso mudou nos últimos anos, com a publicação integral do Quarto Mundo, Eternos, Etrigan, Omac, e a republicação das origens da Casa das Ideias. Jack Kirby é o rei, mas o que faz dele essa potência das HQs? Neste Lasercast #25, a Raio Laser estreia sua série Quadrinistas Além, onde vamos esmiuçar o trabalho de grandes nomes dos quadrinhos. E começamos com um bate papo aprofundado com Márcio Paixão Júnior, Lima Neto, Marcos Maciel De Almeida e o cineasta viciado em gibi (e raiúka honorário) Alex Vidigal tentando responder a pergunta: o que faz de Kirby o rei?

Participam do debate: Raimundo Lima Neto, Márcio Júnior, Marcos Maciel e Alex Vidigal .

Edição: Eder Freire e Gustavo Trevisolli.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Referências:

“Marvel Comics: A História Secreta” de Sean Howe, lançado pela editora Leya

“Jack Kirby: A Épica Biografia do Rei dos Quadrinhos” de Tom Sciolli, lançado pela Conrad Editora

“Dossiê Stan Lee: Três visões sobre ‘O Cara’” Raio Laser

The Jack Kirby Collector

Quatro Razões Confirmam que Jack Kirby é o Rei dos Quadrinhos - ZIP (Ciro I. Marcondes)

Nossos convidados:

Alex Vidigal

Read More

Raio Laser na HQWeek 2021!

Raio Laser na HQWeek 2021!

Agora em julho tem mais uma novidade na comemoração dos 10 anos da Raio Laser: somos co-organizadores da HQweek! 2021, um seminário online com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, lançamentos de publicações, mesas redondas, oficinas e torneios de games. As inscrições GRATUITAS estão abertas em https://www.sympla.com.br/hqweek-2021__1261601

Ciro Inácio Marcondes, Lima Neto, Márcio Jr e Bruno Porto mediarão mesas redondas que debaterão o tema "Inclusão em Quadrinhos" com quadrinistas, pesquisadores e editores como Alexandra Presser, Alexandre Kieling, Alice Pereira, André Ramos, Felipe Muanis, João Pinheiro, José Aguiar, Lalo, Mário César, Nobu Chinen, Sidney Gusman e Sirlene Barbosa. Além disso, estaremos presentes também com lançamentos de dois livros: ZIP - Quadrinhos & Cultura Pop (Metrópoles), do nosso editor Ciro Inácio Marcondes, e Nem Doeu (MMarte), a autopornografia do cineasta de animação Otto Guerra, editada por Márcio Jr.

A HQweek 2021 acontece entre os dias 26 e 30 de julho e é uma realização do Laboratório de Mídia Digital (LMD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com o Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília (UCB), o grupo de pesquisa Computação Semiótica e Games (CSGames) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o grupo de pesquisa em Tecnologias Digitais na Educação (TEDE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Gibiteca de Curitiba e o site Raio Laser (raiolaser.net).

Read More

Imperdoável: Quando o Super-Homem roda a baiana

Imperdoável: Quando o Super-Homem roda a baiana

por Marcos Maciel de Almeida

Uns dois anos atrás eu fiz uma comparação, na seção “Paralelas”, entre Imperdoável e Império, dois gibis do gênero super-herói escritos por Mark Waid. Tendo lido apenas os oito primeiros números de Imperdoável, decidir terminar a saga inteira esses dias (são trinta e sete edições) e acho que ainda tenho uma ou duas palavrinhas para dizer sobre essa história, que especula os acontecimentos de uma Terra em que o Super-Homem local perde as estribeiras e se torna inimigo público número um.

Read More