Raio Laser no HQMIX 2022!

Raio Laser no HQMIX 2022!

A produção raíúca está orgulhosamente marcando presença na 34ª edição do Troféu HQMIX, uma das mais tradicionais premiações dos quadrinhos brasileiros, que é decidida através dos votos da comunidade quadrinística nacional. Este ano, emplacamos cinco trabalhos finalistas em quatro das 27 categorias:

LIVRO TEÓRICO

O livro ZIP! Quadrinhos & Cultura Pop (2021, Metrópoles), de Ciro Inácio Marcondes, reúne 70 textos escritos entre 2017 e 2019 — revisados e ricamente ilustrados — para a coluna semanal homônima do portal Metrópoles, abordando quadrinhos, cinema, animação e games. O mais delicioso livro de crítica de quadrinhos no mercado brasileiro! Compre aqui.

PRODUÇÃO PARA OUTRAS LINGUAGENS

O finalista raiúca da categoria dedicada a adaptações de HQs em outras mídias é o curta-metragem em animação O Retrato do Mal (2021, MMarte), realizado por Márcia Deretti e Márcio Júnior tendo como base a mais famosa HQ do quadrinista luso-brasileiro Jayme Cortez, publicada originalmente na década de 1960 e revisada em 1974. Um curta assombroso na técnica e na história, grande feito da animação brasileira. Assista aqui.

PUBLICAÇÕES MIX

Este ano a categoria traz dois trabalhos co-editadas pela Dandara Palankof, as revistas Plaf e Ragu. Extremamente sofisticado e diverso, o quinto número da Plaf (2021, O Grito), editado por Palankof, Paulo Floro e Carol Almeida, traz uma reportagem sobre a produção e os mercados de quadrinhos na América Latina, um ensaio sobre o apagamento histórico de quadrinistas negros, uma entrevista com a equatoriana-colombiana Powerpaola e um perfil da veterana letreirista Lilian Mitsunaga. Além de quadrinhos inéditos criados especialmente para esta edição, a revista resgata também a passagem de Will Eisner pelo Recife durante o Festival Internacional de Humor e Quadrinhos e o processo artístico de O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, HQ finalista do Prêmio Jabuti 2020. Já a antologia Ragu #8 (2021, Companhia Editora de Pernambuco), co-editada por Palankof, Paulo Floro, Diogo Guedes, Mascaro e João Lin, conta com mais de 40 colaboradores como Laerte, Rafael Sica, Amanda Miranda, Cau Gomez, Nuno Sousa, Eloar Guazelli e Rafael Coutinho.

EVENTOS

Pelo segundo ano consecutivo, o seminário online HQweek! é finalista do HQMix nesta categoria que contempla festivais, exposições e feiras de quadrinhos. Uma co-realização da Raio Laser com o Laboratório de Mídia Digital da Universidade Federal de Juiz de Fora, o HQWeek! 2021 aconteceu entre 26 e 30 de julho com apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras, lançamentos de publicações, oficinas e torneios de games. O ciclo de mesas redondas coordenado pela Raio Laser teve Lima Neto, Bruno Porto, Thiago Carneiro e Ciro Inácio Marcondes mediando debates sobre diferentes aspectos de inclusão nas HQs com quadrinistas, pesquisadores e editores como Alexandra Presser, Alexandre Kieling, Alice Pereira, André Ramos, Felipe Muanis, João Pinheiro, José Aguiar, Lalo, Mário César, Nobu Chinen, Sidney Gusman e Sirlene Barbosa. Assista aqui.

A Raio Laser parabeniza os demais finalistas do HQMIX 2022 e antecipadamente agradece àqueles que votarem na gente!

Read More

LASERCAST #48 - BORDOADAS DA BORDUNA NO INSTAGRAM

LASERCAST #48 - BORDOADAS DA BORDUNA NO INSTAGRAM

Borduna é uma arma indígena usada para abrir o crânio dos oponentes. Difícil imaginar um nome mais apropriado para a nova empreitada quadrinística do irascível trio Rafa Campos Rocha, João Pinheiro e Álvaro Maia. Se você quer “quadrinhos sem política”, dê o fora enquanto é tempo.

Read More

LASERCAST #47 - FIQ! por dentro

LASERCAST #47 - FIQ! por dentro

A edição 2022 do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte foi inesquecível e ficará na memória do quadrinho brasileiro por um bom tempo. Ao menos é isso que relata quem esteve por lá. E é isso que está em pauta no 47º episódio do Lasercast, onde a equipe Raio Laser se junta para comentar o festival com seus dois integrantes que estiveram por lá: Márcio Jr. e Dandara Palankof.

Participam do debate: Lima Neto, Bruno Porto, Márcio Jr. e Dandara Palankof.

Se você curte o Lasercast, dê 5 estrelas pra gente!

Edição: Eder Freire.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

LASERCAST #46 - RESENHÃO GERAL #3 Preto e Branco

LASERCAST #46 - RESENHÃO GERAL #3 Preto e Branco

O staff da Raio se reúne para resenhar 9 quadrinhos em Preto e Branco. Coincidentemente, a maioria pertence a uma safra bem recente. Falamos um pouco das relações estéticas e culturais do PB para as hq´s e discutimos os títulos 1903 Orwell de Pierre Christin e Sébastien Verdier, El Perro Feo da Escória Comix, Meu Diário de Nova York de Julie Doucet, Vida à Deriva de Yoshihiro Tatsumi, Crime e Poesia de David L. Carlson e Landis Blair, O Ultimo Smelhante de Pedro Moura e João Sequeira (da antologia Autofagia), Incognegro de Mat Johnson e Warren Pleece e os inéditos no Brasil Cool Parano de Bernoit Carbonnel e Rocky de Martin Kellerman.

Read More

Pinochet: Duas Visões Quadrinísticas Sobre o Genocida

Pinochet: Duas Visões Quadrinísticas Sobre o Genocida

Em plena ebulição de projetos antidemocráticos no Brasil, Marcão Maciel (em boa hora) nos traz este artigo analisando dois quadrinhos que abordam o nefasto legado de Pinochet para a história do Chile.

Read More

Lasercast #45 - Tocando o Terror

Lasercast #45 - Tocando o Terror

Episódio trevoso na área! A equipe Raio Laser se reúne com a quadrinista Amanda Miranda e com o crítico de cinema e quadrinhos Marcelo Miranda para não apenas discutir aspectos relacionados ao horror/terror nos quadrinhos, em suas manifestações brasileiras e internacionais, mas também o que caracteriza este gênero/sentimento/estado da existência, tão difícil de definir.

Participam do debate: Márcio Júnior, Ciro Inácio Marcondes, e os convidados Amanda Miranda e Marcelo Miranda.

Edição: Eder Freire.

Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER

Read More

Sobrevoo na cena de HQs chilenas

Sobrevoo na cena de HQs chilenas

Recentemente transferido para Santiago por motivos de trabalho, não demorei muito para começar a procurar por quadrinhos chilenos. A esse respeito, posso dizer que já me senti bem-vindo logo na chegada. Afinal, a casa que alugamos para passar os primeiros dias tinha uma pequena coleção de Condorito, personagem marcante para a nona arte local e que já arrebata leitores novos e adultos desde 1949. Antes de continuar, é importante dizer que o colaborador da Raio Laser Gustavo Trevisolli já havia feito, em 2012, um panorama da HQ do país sul-americano. Minha intenção, portanto, será a de complementar o texto anterior, tentando informar como está a situação hoje. Você poderá ler o primeiro artigo aqui. De quebra ainda vou inserir, no final, pequenas resenhas com alguns gibis chilenos que me chamaram a atenção.

A primeira parte de minha busca por quadrinhos levou-me às bancas da capital, mas o resultado mostrou-se desapontador. Em primeiro lugar, este tipo de negócio mostra-se bastante decadente e as revistas parecem artigos em extinção. Percebi que gêneros alimentícios de segunda e brinquedos mixurucas gradualmente empurram publicações impressas para escanteio. Houve, inclusive, uma banca que estava mais para quitanda de frutas que para vendedora de revistas e jornais. É, pelo visto não é só no Brasil que as bancas estão diversificando as mercadorias oferecidas, numa clara desvantagem para o público leitor, grande perdedor do embate entre os fornecedores de produtos para quiosques e bancas. Nas de Santiago, quando aparece alguma coisa, é basicamente material estrangeiro traduzido para o espanhol, como super-heróis Marvel e Star Wars. Além disso dá para encontrar o incontornável Condorito e algumas edições de Hagar, o Horrível. Em suma, muito pouco.

Read More