LASERCAST #74 ARQUIVO OTA: Um mergulho na mente mais maluca da HQ Brasileira.
/O cartunista Ota foi um dos grandes nomes do humor gráfico brasileiro, conhecido por milhares de cartuns e tiras veiculados na revista MAD, em O Pasquim e no Jornal do Brasil, além de dezenas de outras publicações ao longo de exatos cinquenta anos. Já sua identidade secreta, o nada pacato jornalista Otacílio d’Assunção Barros (1954-2021), foi o maior editor de quadrinhos deste país, responsável não apenas pela própria MAD, que comandou quase ininterruptamente entre 1974-2008, como também por uma diversidade de títulos sem paralelo no mercado editorial nacional – de Spektro e Gasparzinho a Asterix e Love and Rockets; de Tarzan e Tex a Super-Homem e Smurfs; de Dylan Dog e Eureka a Cripta do Terror e O Alquimista (sim, a quadrinização do best-seller de Paulo Coelho), entre tantos outros.
Essas e muitas outras faceta do Ota – como autor de um dos principais livros brasileiros sobre quadrinhos eróticos ou, por mais de dez anos, roteirista de gibis do Recruta Zero – estarão homenageadas no livro ARQUIVO OTA, que está sendo desenvolvido para a MMarte por três de seus amigos: o designer e cartunista Marcelo Martinez, colaborador da MAD entre 1990-2000, e os raiúcas Márcio Jr e Bruno Porto. Nesse episódio do Lasercast, os três falaram sobre o Ota – que foi convidado da nossa Live Raio Laser #03 em 2020 – e sobre o projeto do livro, que está em campanha de financiamento coletivo no Catarse até 5 de novembro. Apoie lá!
Live Raio Laser #03 Bate-papo com Ota!
Edição do episódio: Eder Freire
Disponível em: SPOTIFY, APPLE PODCASTS, GOOGLE PODCASTS, CASTBOX, ANCHOR, BREAKER, RADIOPUBLIC, POCKET CASTS, OVERCAST, DEEZER
Abaixo, algumas imagens do Acervo Ota.