Quem Somos

OS ESCRIBAS

CIRO INÁCIO MARCONDES

escreveu e desenhou mais de 100 gibis entre 1989 e 1996, os “famosos” quadrinhos Bilak. Até 2001 escreveu mais de 30 contos e dois romances. E até 2012, mais de 300 poemas. Nunca nada deste material foi publicado. Um crítico é sempre um artista frustrado? Para tentar provar esta máxima, é também professor universitário nas áreas de Cinema, Literatura, Comunicação e Histórias em Quadrinhos, e passou por faculdades na UnB, IESB, Icesp e UniProjeção. É Mestre em Literatura e Doutor em Comunicação pela UnB, com passagem pela Sorbonne, e já ministrou cursos como “História do Cinema”, “Crítica de cinema e análise fílmica”, “Hitchcock e a ilusão do cinema”, “Cinema e filosofia” e “História dos Quadrinhos” para o Espaço Cult, Centro Cultural Banco do Brasil e Espaço Varanda. Escreveu para publicações como International Scientific Journal of Sapientia University, Eco-Pós, InTexto, Rebeca, Revista da Socine, Cerrados, 7 Faces, Cadernos de Semiótica Aplicada, Esferas, Correio Braziliense e Antílope. Escreve semanalmente a coluna “

ZIP – Quadrinhos e Cultura Pop

” para o Portal Metropoles. É membro fundador e editor-chefe da Raio Laser, na ativa desde 2011. Quadrinhos são sua mais primeva e indefectível paixão.

ciro@raiolaser.net

PEDRO BRANDT

é jornalista brasiliense, atuou em cadernos de cultura de diários da capital brasileira por uma década – escrevendo, especialmente, sobre música e histórias em quadrinhos. Desde 2012, trabalha com assessoria de imprensa e coordenação editorial para projetos e eventos culturais. Fundador do selo Discos Além, corresponsável pelo lançamento (até 2017) de três compactos em vinil: Modulares, Little Quail e Plato Divorak. Coautor da biografia (prevista para 2018)

Essência interior

, sobre o roqueiro Júpiter Maçã. Adicto em quadrinhos desde a infância, se interessa por, além de uma boa trama bem ilustrada, pelas intersecções e possibilidades históricas, geográficas, filosóficas e sociais das histórias em quadrinhos. É membro fundador e editor da Raio Laser.

pedro@raiolaser.net

LIMA NETO

é um apaixonado por quadrinhos. É professor, doutorando em Comunicação Social, mas se pudesse, só se comunicaria por gibi, por isso insiste em se descrever como

Quadrinista

e jura que em 2018 vai tirar o itálico. É um dos responsáveis pela loja

Kingdom Comics

, colocada no mundo há mais de 20 anos atrás pelo Marcos Maciel, e editor da revista

Brazilla

. Atualmente também trabalha com direção de arte para animação, e tira um I-Ching maroto que aprendeu por causa do livro

O Homem do Castelo Alto

.

lima@raiolaser.net

MÁRCIO PAIXÃO JÚNIOR

nasceu em Goiânia, em 1972. Produtor cultural, Mestre em Comunicação pela UnB e doutorando em Arte e Cultura Visual pela UFG, foi sócio-fundador da Monstro Discos, MMarte Produções e Escola Goiana de Desenho Animado. Criou o Goiânia Noise Festival e a TRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico. Dirigiu

O Ogro

e

Rascunho da Bíblia

e produziu

Faroeste: um autêntico western

, entre outras animações. Editou as revistas Into, Voodoo! e Macaco. Desde 2007 realiza o Dia Internacional da Animação em Goiânia. Lançou, em 2015, o livro

COMICZZZT!: Rock e quadrinhos - possibilidades de interface

. Em 2017, lança

50

, livro produzido pelo Ateliê Tipográfico da Universidade Federal de Goiás, em que divide a autoria com Jaime Brasil. Quadrinista bissexto, é também vocalista da banda Mechanics.

mjr@raiolaser.net

MARCOS MACIEL DE ALMEIDA

:

 Criado numa realidade de violência e desesperança, Marcos liderou, com apenas 14 anos, a famigerada gangue do Tufão em Taguatinga-DF, na década de 80. Depois de barbarizar, por vários anos, a noite daquela cidade satélite, foi finalmente apreendido pela polícia e conduzido ao Centro de Apoio Juvenil Especializado (CAJE), local em que conheceu e passou a amar as Histórias em Quadrinhos. Recuperado de sua vida de transgressões e delinquência juvenil, fundou, em 1996, a loja especializada

Kingdom Comics

, em Brasília. Embora tenha deixado a empresa em 2007, continua acompanhando ativamente a cena quadrinística nacional e internacional, sem previsão de parar.

mma@raiolaser.net

POLLYANNA CARVALHO

: Diagramadora, roteirista amadora e ilustradora, responsável pelo layout e identidade do Raio Laser. Entusiasta de pesca, automobilismo, tricô, filmes de terror, Medical Detectives e colecionadora de Transformers.

polly@raiolaser.net

hedy_ilustra.jpeg

HEDY TENÓRIO

Estudante de jornalismo e apaixonado pelo mundo geek. Aventura-se nesse universo principalmente na área de coleção, indo de HQs, miniaturas e até filmes das últimas três décadas. Seu maior passatempo é o amor por filmes e séries de diversos estilos, porém o mundo dos heróis é seu favorito. Hábil com as redes sociais, se aventura em diversas delas para deixar sua marca.